CINE RABECA

Cine-concerto (2019 - 2022)

Cine-concerto (São Paulo, 2019-2022)
CINE RABECA é uma performance multimídia, um cine-concerto, um documentário que se expande para o palco, onde a música conduz arquivos de volta à vida e a montagem versa sobre o tempo, a memória, os desaparecimentos e a incessante fabricação de imagens. Em cena, os músicos Luiz Paixão e Renata Rosa fazem um reencontro cinematográfico com suas trajetórias, improvisam toadas com suas rabecas e se recriam nas lembranças. 
Luiz Paixão e Renata Rosa, parceiros desde 1998 nas poéticas musicais da região da zona da mata norte de Pernambuco, estão no centro do palco, sentados lado a lado em um único banco. Por trás deles, projeta-se um filme sobre suas próprias trajetórias, feito a partir de acervo fílmico produzido pela antropóloga e documentarista Marcia Mansur nos anos 2000 e pelo etnomusicólogo John Murphy nos anos 1990. 
Paixão e Rosa foram convidados para fazer uma (re)leitura sonora sobre o acervo documental e criar a trilha que seria executada ao vivo. Nas apresentações, narrativa fílmica e música ao vivo se confundam em uma só experiência, única a cada apresentação, atravessada pelos sentimentos despertados a cada vislumbre do arquivo. 
Festivais: Estreia na Mostra Brasil do 13 In-Edit Festival Internacional do Documentário Musical (Junho, 2022), Selecionado para Prêmio Pierre Verger da Mostra de Filmes Etnográficos da 33 Reunião de Antropologia Brasileira (Agosto, 2022).

Foto: Marina Thomé

Espetáculo desenvolvido em residência no Núcleo de Estudos Contemporâneos do Museu da Imagem e do Som de São Paulo. Apresentado no Sesc Guarulhos e Sesc Avenida Paulista, São Paulo, 2019.
Direção e Produção: Marcia Mansur
Direção Musical: Renata Rosa
Com: Luiz Paixão e Renata Rosa
Produção: Marcia Mansur
Roteiro: Luisa Pitanga / Marcia Mansur
Montagem / Edição: Iolanda Depizzol / Marcia Mansur
Assistente de edição: Guilherme Leandro
Mixagem e Desenho de som: Guilherme Destro
Masterização de som: Daniel Teixeira

Foto: José de Holanda

Back to Top